PRÉ-ESCOLAR MUNICIPAL FADA ENCANTADA
Rua Benedito Pereira Lima, Centro
São João da Lagoa – MG CEP 39355000
PROJETO: GALINHA PINTADINHA
PLANO DE AULA
Data: 02/07/2012
Tema: Os seres vivos
Objetivos:
Identificar os animais
Ampliar a compreensão que a criança tem sobre o mundo natural
Fazer relações entre diferentes espécies, suas características e suas necessidades vitais
Conhecer o habitat natural de algumas espécies
Trabalhar o respeito aos seres vivos
Aprofundar os estudos nas características de uma espécie
Estudar as características da galinha
Conteúdo: Ciências - Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
Metodologia
O professor apresenta o conteúdo a ser estudado convidando os alunos a cantar o preâmbulo “Pintinho Amarelinho” e em seguida sonda o conhecimento prévio dos alunos com perguntas:
- Você tem algum animal de estimação? Qual? Quem cuida dele? O que ele come? Como ele chama? Onde ele vive? - Ele tem pêlo? Pata ou perna? Bico? Penas? (Devem ser enfatizadas as características dos animais)
Fase 2: Leitura de uma história sobre animais.
Fase 3: O professor exibirá slids da Galinha Pintadinha.
Fase 4: O professor mostra aos alunos imagens de galinha, pintinhos e ovos e solicita que os alunos observem as características. Enquanto observam, descrevem, e fazem a contagem dos ovos, etc...
Sugestão: O professor leva para a sala de aula uma galinha, pintinhos e ovos.
Fase 5: Desenho orientado: O professor distribui lápis de cor e papel A3 e realiza no quadro da sala o passo a passo do desenho de uma galinha, com ênfase nos detalhes já observados, enquanto os alunos copiam o desenho no papel.
Fase 7: O professor passa o slide da Galinha Pintadinha
Sugestão: Ensaios para apresentação de dança com a música.
Recursos
· Galinha;
· Pintinhos e ovos;
· Imagens de galinha, pintinhos e ovos;
· Áudio visual (data-show, som e computador);
· Papel A3;
· Lápis de cor;
· Músicas do DVD “A galinha pintadinha”;
· Livro de estória “Eu protejo a natureza”.
Avaliação
Durante as aulas serão avaliados o envolvimento, a curiosidade, a participação e o aprendizado das crianças.
Referência Bibliográfica
Gombert, Jean-René. Eu protejo a natureza. São Paulo: Editora A Girafa, 2007
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (Pág.188 a 190).
Anexos
Meu Galinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Há três noites que eu não durmo, olará !
Pois perdi o meu galinho, olará ! Coitadinho, olará ! Pobrezinho, olará ! Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo, olará !
Tem a crista vermelhinha, olará ! Bate as asas, olará ! Abre o bico, olará ! Ele faz qui-ri-qui-qui.
Já rodei em Mato Grosso, olará !
Amazonas e Pará, olará ! Encontrei, ola rá ! Meu galinho, olará ! No sertão do Ceará ! |
Pintinho Amarelinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão Na minha mão Quando quer comer bichinhos Com seus pezinhos ele cisca o chão
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão Na minha mão Quando quer comer bichinhos Com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas,
ele faz piu piu Mas tem muito medo É do gavião
Ele bate as asas,
ele faz piu piu Mas tem muito medo É do gavião |
Galinha Pintadinha
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó a galinha usa saia e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou e os pintinhos foram correndo pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu e a agulha da injeção era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó a galinha usa saia e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou e os pintinhos foram correndo pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu e a agulha da injeção era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário