quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Planejando uma Atividade em Hipertexto


Cursistas: Edna Maria Fonseca Soares
                        Mirtes Alves Queiroz

Atividade 2.6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Escolas: E.M.Benedito Pereira Lima
                  E.E. Dona Valentina Alkimim
Municípios: São João da Lagoa                  
                            Claras Porções
Formadora: Suzana Alves Araújo


Plano de Aula



Escolas: E.M.Benedito Pereira Lima
                  E.E. Dona Valentina Alkimim

Série: 4ºe 5ºano                                                    

Disciplinas: Geografia, Ciências e Artes               

Objetivos de aula:
Ver a natureza com suas belezas e fragilidades;
Vivenciar os lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação ambiental;
Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados dentro e fora de casa;

Tempo Estimado:
Duração de quadro horas aulas.

Estratégicas e recursos da aula:
•Discutir previamente alguns conceitos como: preservação do ambiente, reaproveitamento e reciclagem de matérias.
•Aproveitamento e reaproveitamento do lixo produzido em casa.

Desenvolvimento:
1º ATIVIDADE
Sensibilizar as crianças sobre o assunto “Lixo”, convidar os alunos para uma atividade de observação do pátio (uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período, antes do momento da limpeza)

•          Por que devemos colocar os papéis, os sacos e os restos de comida no cesto do lixo?
•          O que acontece se todo mundo jogar o lixo na rua, na escola ou na sala?
•          Podemos aproveitar o lixo?
•          Para onde vão os restos de comida e os papéis que jogamos fora? 

Iremos elaborar um diário, onde serão registradas todas as observações, descobertas e curiosidades sobre o estudo do lixo.

Cada aluno irá confeccionar o seu próprio diário, com um titulo elaborado por eles, depois de pronto cada criança registrará no diário o que aprendeu no estudo sobre o lixo.

Matérias para a confecção do diário:

<!--[if !supportLists]-->1.       <!--[endif]-->Caderno de Desenho
<!--[if !supportLists]-->2.      <!--[endif]-->Papel para encapar
<!--[if !supportLists]-->3.      <!--[endif]-->Cola e tesoura sem ponta
<!--[if !supportLists]-->4.      <!--[endif]-->Cola colorida ou tinta para enfeitar.

2ºATIVIDADE
Falar sobre as cores utilizadas na coleta seletiva e que as quatro principais cores usadas. Apresentar figuras aos alunos confirmando as cores e os símbolos usados na reciclagem. Após a conversa sobre a coleta de lixo iremos confeccionar para a separação dos lixos nas dependências da escola.


Matérias para confecção das latas:

<!--[if !supportLists]-->1.       <!--[endif]-->Quadro Caixas papelão;
<!--[if !supportLists]-->2.      <!--[endif]-->Papel cartão nas cores: verde, amarelo, vermelho e azul;
<!--[if !supportLists]-->3.      <!--[endif]-->Cola e tesoura sem ponta;
<!--[if !supportLists]-->4.      <!--[endif]--> Símbolos da reciclagem.
           
3ºATIVIDADE
No laboratório de informática, os alunos irão acessar um jogo educativo sobre coleta seletiva, que de forma lúdicas irão desenvolver uma consciência ecológica.
                                                                                    

 

4ºATIVIDADE
Todas as atividades realizadas em sala de aula e em campo serão registradas pelas crianças no diário deles. Faremos uma roda de conversa sobre tudo que eles aprenderam. Será proposto para eles que tudo que aprendemos juntos sobre o meio ambiente mais saudável, devemos também ensinar a todos os alunos da escola, iremos ser multiplicadores ecológicos na escola e na família.
Faremos grupos com cinco crianças, cada grupos ira a uma sala de aula ensinar as outras crianças sobre a importância da coletiva no meio ambiente, eles apresentarão as caixas onde os lixos deveriam ser depositados, ensinaram a cor correspondentes com o material.

Recursos Complementares:

Avaliação

•          Observar, através da interpretação oral, se os alunos compreendem a coleta seletiva.
•          Analisar se conseguiram fazer relação entre os símbolos da reciclagem com seus respectivos matérias.
•          Observar a participação e envolvimento das crianças durante as visitas nas salas de aula.
•          Observar, após as atividades, se os alunos continuam separando o lixo produzido na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário