sábado, 1 de dezembro de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4_3 – LEITURA, REFLEXÃO  E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
CURSISTA: Mirtes Alves Queiroz
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

Segundo o autor, Sílvio da Costa Pereira, a mídia começa a tomar grandes proporções de tal maneira que, atualmente, a escola, família, grupos sociais e meios de comunicações, são tidos como importantes espaços educativos e socializadores, uma vez que a sociedade contemporânea é vista como a “sociedade do conhecimento”. Diversas observações, realizadas pelo autor, em seu trabalho empírico, envolvendo o uso da mídia nas escolas de Florianópolis, também já foram e ainda são vivenciadas por nós que fazemos parte do grupo, são metodologias que os professores adotam.
 Ao fazer a leitura do texto mídia na educação que foi relatado no Ensino Fundamental de Florianópolis, ele reflete sobre a reflexão crítica da mídia nas escolas, sobre a importância do uso das mídias em diferentes contextos. Relata também os recursos tecnológicos entre a área de comunicação e educação, que vem sendo trabalhado nas escolas atualmente denominando a necessidade de adequar a mídia nas escolas. A tecnologia surge das necessidades do ser humano, para adequar seu conhecimento em relação às informações e transformações do conhecimento. Atualmente como ocorrem na maioria das cidades brasileiras, os projetos de mídia nas escolas são resultados de incursões das empresas de comunicação nas escolas, onde distribui, gradualmente, durante período de tempo distintas, exemplares de suas edições para professores usarem com sua turma.
Observa-se que ao trabalhar e melhorar a prática pedagógica dos professores na nossa escola está tendo uma capacitação continuada sobre mídia e tecnologia. Ao capacitar professores para utilização da mídia na escola, é necessário compreender as armadilhas da linguagem com suas múltiplas potencialidades e limites, identificar as marcas discursivas pelos diferentes modos de fazer para uma leitura dialógica do mundo. Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo e melhorar a nossa prática pedagógica e com isso podemos fazer a diferença.

PRODUTOS DO PORTAL DO PROFESSOR

Cursista : Mirtes Alves Queiroz
Escola Municipal Benedito Pereira Lima
São João da Lagoa – MG
Unidade 4- Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Atividade 4-2 – Navegando por vídeos e outras mídias
Formadora: Suzana Alves


   Navegando pelo Portal do professor verificamos como é riquíssimo na apresentação dos mais variados temas de aulas que podem colaborar com os professores, proporcionando informações consideráveis para o ensino e a aprendizagem. Navegar à deriva nos proporcionou a oportunidade de conhecer vários links, destacamos alguns que nos chamou a atenção:
 http://www.canalkids.com.br/portal/barra/jogos.htm apresenta diversos jogos de raciocínio exclusivo para as crianças.


 Em http://www.fmu.br/game/home.asp  oferece de maneira interativa e divertida através de jogos que permite aprender sobre as novas regras ortográficas da língua portuguesa.


  Interessantíssimo site que oferece jogos para atender as crianças com síndrome de Down que atende as áreas de desenvolvimento dessas crianças é o http://jecripe.wordpress.com/.


   visitamos sites temáticos do Portal do Professor destacamos:
 http://dengueportalprofessor.wordpress.com/ que foi elaborado pela equipe com o objetivo de reunir links e materiais da Web e do Portal  proporciona ao professor diversos e riquíssimos materiais de se trabalhar um assunto sério e importante da saúde pública.


  Destacamos ainda o http://bemestardocente.wordpress.com/ com dicas e sugestões, voltado para a saúde dos professores.


    O http://www.curtanaescola.org.br oferece aos professores oportunidades da utilização de curta-metragens brasileiros nas salas de aula enriquecendo o trabalho pedagógico.


    Ampliamos o nosso conhecimento navegando pelo site Domínio Público, RIVED ( Rede Internacional virtual de Educação ) e TV Escola, assistimos alguns vídeos que podem ser utilizados como suportes pedagógicos pára os educadores garantindo uma boa educação.


Referências:
http://www.canalkids.com.br
http://www.fmu.br/game/home.asp
http://dengueportaldoprofessor.wordpress.com
http://bemestardocente.wordpress.com
http://www.curtanaescola.org.br

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RELATO DA EXPERIÊNCIA

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics
NOME; Mirtes Alves Queiroz
UNIDADE 3: Currículo, Projetos e Tecnologias.
ATIVIDADE:3_4 Relato da experiência do Projeto PROCEL
FORMADORA:Suzana Alves Araújo
MUNICIPIO: São João Da Lagoa - MG
       


RELATO DA EXPERIÊNCIA DO  PROJETO PROCEL

       O Projeto PROCEL foi desenvolvido por toda a escola; sendo que cada professora o desenvolveu de acordo com sua turma. No maternal foi desenvolvido da seguinte forma;
       Na rodinha de conversa, falamos sobre a importância da energia e o que fazer para economizá-la.
      Mostramos vídeos, álbum seriado, livros e ensinamos na prática como economizar energia desligando lâmpadas e chamando a atenção sempre que alguém as acendia sem necessidade realizando desenhos, pinturas e colagens.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTERAÇÃO DE TECNOLOGIAS

projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias.

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Mirtes Alves Queiroz
UNIDADE 3: Currículo, Projeto e Tecnologias
ATIVIDADE: atividade3_3projeto de trabalho com interação de tecnologias
FORMADORA: Suzana Alves Araújo
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG

Projeto Procel  “Energia: Se ligue nessa idéia
Publico Alvo
: Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada E. M. Benedito Pereira Lima)


Apresentação do projeto:
“Energia: Se ligue nessa idéia”

O projeto será desenvolvido com professoras, funcionários, alunos e seus familiares..
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido.

Objetivos
Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.
 Metodologia
É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia cortando os gastos da escola, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:
1. Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “
Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
2. Explicações lúdicas, com cartaz ou maquete, discutindo de onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
3. Com o vídeo e pesquisas sobre o que já está sendo trabalhado em sala com as professoras, levar o projeto aos alunos .
4. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
5. Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica.
A equipe responsável fará a coleta e levantamento destes dados registrando-os num gráfico que apresentará o perfil dos envolvidos.
6. Apresentação para todos os funcionários da escola  os dados coletados pela equipe que trazem: gráfico do consumo nos últimos meses e compará-los aos meses de 2011, aparelhos e iluminação da escola  e como estão sendo usados.
7.
Lançar ao grupo participante a problematização: a partir das pesquisas apresentadas, como mudar os hábitos de todos, de modo que o consumo de energia elétrica chegue a média ideal, chegando a esse ponto, como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais. Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões.
8. Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais, como  a
quantidade de materiais que vai para o lixo e que poderiam ser reciclados ou reutilizados a fim de diminuir a exploração de recursos naturais.
9.A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente
10.Desfile: lixo é um luxo
11. Anjos  da Luz: Toda semana será escolhido um aluno por ano de escolaridade para observar o desperdicio e tomar providências necessárias como: apagar al luz, fechar torneidras, etc.
12. Trocar na escola lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
13. Implantar na escola coleta seletiva de lixo.
Avaliação
Por final a equipe fará outro levantamento de dados do consumo de energia elétrica da escola e irá fazer a comparação destes com os primeiros levantados antes do início do projeto, faremos o mesmo com o teste “Fique Ligado”.
Em uma reunião com todos os envolvidos será apresentadas a avaliação e as mudanças, ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia dentro da escola.
Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Buscaremos também a fala do grupo expondo se houve mudanças nos seus hábitos dentro da escola e em suas residências.

RELATO DA EXPERIENCIA

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics
NOME; Mirtes Alves Queiroz
UNIDADE:2.Internet Hipertexto Hipermídia
ATIVIDADE:2.8 Relato da experiência do plano de aula  coletando e Reciclando
FORMADORA:Suzana Alves Araújo
MUNICIPIO: São João Da Lagoa - MG
       


RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PLANO DE AULA RECICLANDO E COLETANDO

       No decorrer do projeto , após aula expositiva e dialogada com a turma,sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva os alunos foram acompanhados pela professora ao laboratório de informática onde orientados pela mesma acessaram o site  da escola games e realizaram o jogo coleta seletiva .
       Foi muito interessante,  pois os alunos além de se divertirem  visualizaram e realizaram as tarefas fazendo a seleção do lixo.
       As crianças adoraram a brincadeira, e comentaram que acharam bem mais fácil aprender brincando
Planejando uma Atividade em Hipertexto


Cursistas: Edna Maria Fonseca Soares
                        Mirtes Alves Queiroz

Atividade 2.6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Escolas: E.M.Benedito Pereira Lima
                  E.E. Dona Valentina Alkimim
Municípios: São João da Lagoa                  
                            Claras Porções
Formadora: Suzana Alves Araújo


Plano de Aula



Escolas: E.M.Benedito Pereira Lima
                  E.E. Dona Valentina Alkimim

Série: 4ºe 5ºano                                                    

Disciplinas: Geografia, Ciências e Artes               

Objetivos de aula:
Ver a natureza com suas belezas e fragilidades;
Vivenciar os lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação ambiental;
Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados dentro e fora de casa;

Tempo Estimado:
Duração de quadro horas aulas.

Estratégicas e recursos da aula:
•Discutir previamente alguns conceitos como: preservação do ambiente, reaproveitamento e reciclagem de matérias.
•Aproveitamento e reaproveitamento do lixo produzido em casa.

Desenvolvimento:
1º ATIVIDADE
Sensibilizar as crianças sobre o assunto “Lixo”, convidar os alunos para uma atividade de observação do pátio (uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período, antes do momento da limpeza)

•          Por que devemos colocar os papéis, os sacos e os restos de comida no cesto do lixo?
•          O que acontece se todo mundo jogar o lixo na rua, na escola ou na sala?
•          Podemos aproveitar o lixo?
•          Para onde vão os restos de comida e os papéis que jogamos fora? 

Iremos elaborar um diário, onde serão registradas todas as observações, descobertas e curiosidades sobre o estudo do lixo.

Cada aluno irá confeccionar o seu próprio diário, com um titulo elaborado por eles, depois de pronto cada criança registrará no diário o que aprendeu no estudo sobre o lixo.

Matérias para a confecção do diário:

<!--[if !supportLists]-->1.       <!--[endif]-->Caderno de Desenho
<!--[if !supportLists]-->2.      <!--[endif]-->Papel para encapar
<!--[if !supportLists]-->3.      <!--[endif]-->Cola e tesoura sem ponta
<!--[if !supportLists]-->4.      <!--[endif]-->Cola colorida ou tinta para enfeitar.

2ºATIVIDADE
Falar sobre as cores utilizadas na coleta seletiva e que as quatro principais cores usadas. Apresentar figuras aos alunos confirmando as cores e os símbolos usados na reciclagem. Após a conversa sobre a coleta de lixo iremos confeccionar para a separação dos lixos nas dependências da escola.


Matérias para confecção das latas:

<!--[if !supportLists]-->1.       <!--[endif]-->Quadro Caixas papelão;
<!--[if !supportLists]-->2.      <!--[endif]-->Papel cartão nas cores: verde, amarelo, vermelho e azul;
<!--[if !supportLists]-->3.      <!--[endif]-->Cola e tesoura sem ponta;
<!--[if !supportLists]-->4.      <!--[endif]--> Símbolos da reciclagem.
           
3ºATIVIDADE
No laboratório de informática, os alunos irão acessar um jogo educativo sobre coleta seletiva, que de forma lúdicas irão desenvolver uma consciência ecológica.
                                                                                    

 

4ºATIVIDADE
Todas as atividades realizadas em sala de aula e em campo serão registradas pelas crianças no diário deles. Faremos uma roda de conversa sobre tudo que eles aprenderam. Será proposto para eles que tudo que aprendemos juntos sobre o meio ambiente mais saudável, devemos também ensinar a todos os alunos da escola, iremos ser multiplicadores ecológicos na escola e na família.
Faremos grupos com cinco crianças, cada grupos ira a uma sala de aula ensinar as outras crianças sobre a importância da coletiva no meio ambiente, eles apresentarão as caixas onde os lixos deveriam ser depositados, ensinaram a cor correspondentes com o material.

Recursos Complementares:

Avaliação

•          Observar, através da interpretação oral, se os alunos compreendem a coleta seletiva.
•          Analisar se conseguiram fazer relação entre os símbolos da reciclagem com seus respectivos matérias.
•          Observar a participação e envolvimento das crianças durante as visitas nas salas de aula.
•          Observar, após as atividades, se os alunos continuam separando o lixo produzido na escola.

MEU HIPER-PORTFÓLIO

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Mirtes Alves Queiroz
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

MEU HIPER-PORTFÓLIO

·         QUEM SOU EU?
·         Trabalho com Educação Infantil no Pré-Escolar Municipal Fada Encantada, em São João da Lagoa - MG.
·         Atualmente, nós, educadores da rede municipal de Ensino de São João da Lagoa, estamos participando do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO. O objetivo desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:
a.       Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b.      Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

UNIDADE1: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Nesta unidade, realizamos alguns debates presenciais, fóruns virtuais, divulgamos atividades no espaço biblioteca na plataforma e-proinfo e ainda anotamos nossas reflexões no diário de bordo.
·         Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos acerca das questões, o que é ser professor hoje? O que preciso fazer para acompanhar a rápida evolução tecnologica? Entre outros pontos que nos fizeram repensar nossa pratica educacional.
·         Biblioteca: Minha escola
Fizemos uma pesquisa para levantarmos quais eram os recursos tecnologicos existentes em nossa escola e de que maneira essas tecnologias estavam sendo utilizadas. Elaboramos uma breve apresentação em slids com as conclusões a que chegamos, e divulgamos no espaço biblioteca.
Ainda nesta Unidade de Estudos, postamos nossas reflexões no diário de bordo e discutimos no encontro presencial as atividades com Mapas Conceituais e WebQuest.
Acreditamos em Educação de qualidade, em Formação autonoma e significativa, portanto estamos investindo em nossas aprendizagens para que possamos compartilhar com nossos alunos as múltiplas descobertas do mundo virtual.

UNIDADE2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

Vamos conhecer, nesta Unidade, alguns dos principais aspectos das linguagens e formas que caracterizam a grande rede mundial de informação: a internet. Estudaremos, também, os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais definem como navegamos na internet.
  • Fórum: Experiencia de navegar livremente
Neste fórum relatamos nossas impressões sobre a experiencia de navegação a deriva na internet.
  • Fórum: Conceituando Hipertexto
Neste ambiente, conceituamos Hipertexto utilizando dados “copiados” na rede acrescidos de nossas colaborações.
  • Blog: estamos trabalhando agora com postagens em nossos blog. A atividade 2_5 consiste na crianção deste hiper-portfólio aqui no blog.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PLANO DE AULA

PRÉ-ESCOLAR MUNICIPAL FADA ENCANTADA
Rua Benedito Pereira Lima, Centro
São João da Lagoa – MG        CEP 39355000


PROJETO: GALINHA PINTADINHA
PLANO DE AULA

Data: 02/07/2012    
Tema: Os seres vivos
Objetivos:
Identificar os animais
Ampliar a compreensão que a criança tem sobre o mundo natural
Fazer relações entre diferentes espécies, suas características e suas necessidades vitais
Conhecer o habitat natural de algumas espécies
Trabalhar o respeito aos seres vivos
Aprofundar os estudos nas características de uma espécie
Estudar as características da galinha

Conteúdo: Ciências - Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

Metodologia
 O professor apresenta o conteúdo a ser estudado convidando os alunos a cantar o preâmbulo “Pintinho Amarelinho” e em seguida sonda o conhecimento prévio dos alunos com perguntas:
- Você tem algum animal de estimação? Qual? Quem cuida dele? O que ele come? Como ele chama? Onde ele vive? - Ele tem pêlo? Pata ou perna? Bico? Penas? (Devem ser enfatizadas as características dos animais)
Fase 2: Leitura de uma história sobre animais.
Fase 3: O professor exibirá slids da Galinha Pintadinha.
Fase 4: O professor mostra aos alunos imagens de galinha, pintinhos e ovos e solicita que os alunos observem as características. Enquanto observam, descrevem, e fazem a contagem dos ovos, etc...
Sugestão: O professor leva para a sala de aula uma galinha, pintinhos e ovos.
Fase 5: Desenho orientado: O professor distribui lápis de cor e papel A3 e realiza no quadro da sala o passo a passo do desenho de uma galinha, com ênfase nos detalhes já observados, enquanto os alunos copiam o desenho no papel.
Fase 7: O professor passa o slide da Galinha Pintadinha
Sugestão: Ensaios para apresentação de dança com a música.

Recursos
·         Galinha;
·         Pintinhos e ovos;
·         Imagens de galinha, pintinhos e ovos;
·         Áudio visual (data-show, som e computador);
·         Papel A3;
·         Lápis de cor;
·         Músicas do DVD “A galinha pintadinha”;
·         Livro de estória “Eu protejo a natureza”.

Avaliação
Durante as aulas serão avaliados o envolvimento, a curiosidade, a participação e o aprendizado das crianças.

Referência Bibliográfica
Gombert, Jean-René. Eu protejo a natureza. São Paulo: Editora A Girafa, 2007
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (Pág.188 a 190).
Anexos 

Meu Galinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Há três noites que eu não durmo, olará !
Pois perdi o meu galinho, olará !
Coitadinho, olará ! Pobrezinho, olará !
Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo, olará !
Tem a crista vermelhinha, olará !
Bate as asas, olará ! Abre o bico, olará !
Ele faz qui-ri-qui-qui.
Já rodei em Mato Grosso, olará !
Amazonas e Pará, olará !
Encontrei, ola rá ! Meu galinho, olará !
No sertão do Ceará !



Pintinho Amarelinho
(CD Galinha pintadinha 2)
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão
Ele bate as asas,
ele faz piu piu

Mas tem muito medo
É do gavião
Ele bate as asas,
ele faz piu piu
Mas tem muito medo
É do gavião
Galinha Pintadinha
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó
a galinha usa saia
e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou
e os pintinhos foram correndo
pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu
e a agulha da injeção
era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó
a galinha usa saia
e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou
e os pintinhos foram correndo
pra chamar o seu doutor
o doutor era o peru
a enfermeira era um urubu
e a agulha da injeção
era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...